METABASE EM AÇÃO – INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

ENTENDA PELO DIRIGENTE ARNALDO ANTUNES O QUE É ACOMPANHADO NESTAS INSPEÇÕES DE ROTINA!

Novamente Sindicato Metabase em cumprimento a Norma Regulamentadora (NR-13) enviou os Dirigentes Sindicais, Arnaldo Antunes da Silva e Agnaldo Jose da Costa, para em conjuntos com os especialistas no equipamento acompanhar a inspeção de rotina da caldeira auxiliar.

Inspecionamos basicamente se há risco grave e iminente de falhas nos equipamentos de segurança da caldeira, consequentemente para os envolvidos próximo ao equipamento.

São observadas possíveis falhas em válvulas de segurança se estão em boas condições se estas mesmas válvulas estão com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Permitida); se o manômetro de pressão interna do lado vapor está em bom estado de funcionando; se existe sistema de drenagem rápido; e o mais importante para a caldeira que é o sistema de alimentação para controle do nível d’água, analisa-se se o mesmo está em perfeito funcionamento pois é ele quem evita os superaquecimentos da caldeira e em caso de falha o equipamento poderia vir a risco de explosão.

Já a parte dos operadores eles tem que estar presentes na área da operação durante todo período em que a caldeira estiver funcionando, os mesmos devem preencher todos os formulários e ser habilitados para operar o equipamento.

Para os trabalhadores é necessária uma vez por ano fazer uma reciclagem do aprendizado para manter a segurança e bom funcionamento dos equipamentos na área.

Através da visita realizada pelo dirigente Arnaldo Antunes ficamos sabendo da importância de trabalho de inspeção de caldeira, pois acreditamos que confiar é bom mas conferir é melhor,

Sindicato Metabase atuante sempre.