O Sindicato METABASE é uma entidade sindical com sede em Catalão (GO) que representa a categoria dos trabalhadores que exercem atividades conexas, similares, idênticas ou afins, nas indústrias extrativas, minerais, na fabricação de adubos, corretivos e defensivos agrícolas com base territorial nas cidades de Catalão, Ouvidor, Goiandira, Três Ranchos, Nova Aurora, Anhanguera, Cumari, Pires do Rio, Corumbaíba, Davinópolis, Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Marzagão, Caldas Novas, Urutaí, Palmelo, Santa Cruz de Goiás e Orizona.

O Sindicato METABASE foi fundado em 18/03/1982, a sua diretoria é composta por 19 diretores, constituída por diretoria executiva, conselho fiscal e delegados representantes eleitos pelos trabalhadores associados à entidade.

Possui um histórico de lutas e de conquistas com negociações que se equiparam as melhores do país. Sua estrutura física é ampla e moderna, oferecendo aos seus associados assistência jurídica, copias de xérox, escola de Informática em sua subsede de Ouvidor (GO), computadores para acesso a internet e vários outros benefícios assistenciais GRATUITOS. 

O sindicato é filiado à Força Sindical e à CNTQ (Confederação dos Trabalhadores no Ramo Químico), entidade essa onde o presidente do Metabase Diego Hilário é secretário da região centro-oeste. 

O ex-presidente e atual diretor do Metabase Arnaldo Antunes é o fundador e presidente da FEQUIM (Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas do Centro-Oeste) entidade recém criada que já nasce forte liderando a luta dos trabalhadores da categoria em 4 estados do país.

O Metabase tornou-se um Sindicato de renome nacional, com participação em vários movimentos e discussões acerca dos interesses comuns dos trabalhadores e, recentemente, representa internacionalmente todos os trabalhadores brasileiros da Vale Fertilizantes e da Anglo American na rede mundial de sindicatos IndustriALL.